Manifesto

A Robótica no Ensino Fundamental

É importante se colocar no contexto tecnológico que estamos, hoje já não há uma espera pelo computador mais potente, mas sim pela ideia mais inovadora. Estamos em um mundo onde quase tudo que você pensa pode se tornar real com a ajuda da tecnologia.

Esse mundo  que as crianças de hoje nascem, pode ser fantástico, como também ser exclusivo e derradeiro com elas. A relação com a tecnologia pode se tornar uma dependência. Podemos ver isso no uso de tablets ou telefones para entrete-las, ou mesmo aquelas que não tem nem acesso a computadores não irão conseguir se desenvolver de forma psicomotora adequadamente para o mundo que precisarão viver.

A nossa visão de educação é quase que desconstruir a tecnologia, ou como Jacques Derrida nos esclarece: “muitas coisas na vida precisamos desconstruir para remontar de outra forma”, pois ao passo que evoluímos em informação  e tecnologia coisas com valores inestimáveis passam a evoluir junto. Como a felicidade de construir junto, ou a beleza das coisas mais lentas. Não devemos acabar com a tecnologia, devemos criar uma outra relação com ela. Devemos desconstruir toda ideia de Virtual, Online, OnDemand e criar o mundo onde a Realidade seja plena, que possamos ter tempo para cuidar de nós, de uma planta ou de nossos filhos, que a própria tecnologia seja uma experiência de aprendizado e desenvolvimento de nós mesmos. Onde essa tecnologia, seja uma ferramenta para melhorar nossa relação com o mundo, e não nos restringir às dependências de serviços online. Numa internet já destituída de sua função inicial da descoberta de novas ideais e dados científicos, já modificada não pela consciência, mas sim pelo avanço do mercado, da necessidade de controle, do medo, das censuras, ou mesmo da exploração das fraquezas humanas,  por exemplo, a necessidade de ser notado. Portanto nossa relação com a tecnologia deve ser mais palpável, mais real, mais material. Como fazer um vaso de porcelana,  crochê, onde entrelaçam os fios, placas e LEDs e temos uma novidade criada com as próprias mãos. Sentido na consciência que somos herdeiros da energia do universo, da beleza da mecânica, que a mágica para um mundo fantástico não está nas grandes empresas de tecnologia, mas sim em nossas mãos.

A Criança

Nenhuma criança precisa saber nada, ela já sabe tudo.
A educação não forma o pensamento, usa-o para transformar o indivíduo e o mundo.